sábado, 20 de fevereiro de 2010

Enologia... O que é?

Para começar, pensei que fosse importante explicar o que é Enologia. Infelizmente, muitas pessoas da minha idade (tenho 24 anos), e até mais velhas, não sabem o que é e, muitas vezes, nem conhecem a palavra.
Muito bem, então, deixo aqui algumas noções:

Enologia = Ciência que estuda os aspectos relacionados com vinho.

Enologia = Ciência que contribui para a qualidade do vinho, quer seja na sua produção (viticultura e vinificação), quer na comercialização do mesmo.

Enologia = Ciência que estuda o vinho nas suas diversas fases, desde da uva até à vinificação e ao produto final... o VINHO!


Para muitos de nós, Enologia poderia ser definido como uma Arte e uma Paixão!

Aspectos muito importantes em ter em conta: Viticultura, Vinificação, Estabilização, HACCP, Análise Sensorial, Marketing, entre outros... Mais tarde, falarei sobre eles em mais pormenor.



"Há mais filosofia e sabedoria numa garrafa de vinho, que em todos os livros" Louis Pasteur

3 comentários:

  1. Que cantinho bacana, TT, fico muito feliz com sua iniciativa. Tenho certeza que assuntos nesta área não vão faltar.

    Beijos,

    Amo você!

    ResponderEliminar
  2. Ola miiii :D

    Obrigada pelo teu apoio! Sempre que quiseres, podes dar dicas ou sugestões! Estou sempre aberta para novas ideias! :D

    Adoro-teeeee!!!!

    Beijinhoss com saudades

    ResponderEliminar
  3. Falando de enologia e vinhos,

    Apesar de não ser a minha área, sempre me interessei muito por essa área. Estou até a pensar em tirar uma formação qualquer nessa área..

    Espero aprender algumas coisas contigo.

    ResponderEliminar